terça-feira, 18 de setembro de 2012

O que n�o � DESIGN

     Pessoal, hoje vou mostrar para voc�s um texto do site Cutedrop, onde explica o que n�o � design. Muitas vezes passamos pelas ruas e encontramos as seguintes express�es: "Designer de unhas", "Designer de sobrancelhas", "Designer de cabelos" ou "Designer de maquiagem". Sem desmerecer nenhum trabalho, mas acredito que todos voc�s, leitores, tem o direito de ter conhecimento e saber distinguir o que realmente um designer faz. 

Ent�o vamos ler um texto que foi retirado do site CuteDrop.  




"Cansados de discutir sobre o que � Design? Ent�o vamos falar do que n�o �!
Bom, j� vi algumas defini��es estranhas sobre design. E profiss�es estranhas tamb�m: designer de saladas, designer de unha, designer de sobrancelha. Ent�o este post n�o � pra discutir nenhuma defini��o do que � o Design. Mas para discutir o contr�rio. O que o design n�o �:

1-  Design n�o � maquiagem


N�o, n�o � pra falar mal de nenhum maquiador aqui. O que acontece � o seguinte:
Certa vez ao conversar com um cliente sobre a arquitetura e o layout do site, ouvi o seguinte: �Ah, ent�o Fulano que vai fazer a estrutura � como se fizesse a massa do bolo e voc� fica com a cobertura pra deixar bonitinho?�
N�o. Designer n�o � confeiteiro de bolo, apesar de eu adorar bolos. Ele n�o � um especialista em firulas. Por mais que o visual seja importante e essencial, n�o adianta enfirular coisas e a legibilidade ser uma droga, n�o adianta enfeitar de rosa beb� um site de banda Heavy Metal, n�o adianta colocar elementos, geralmente brushes florais, pra preencher os �espa�os brancos�.
Design � projeto, e projeto � voc� ter uma quest�o para resolver e estudar formas, estruturais e visuais, de encontrar um resultado. Claro que o resultado tem que ser bem estruturado e esteticamente atraente, de acordo com o p�blico apara o qual o produto � destinado. Ops, falei sobre uma defini��o de Design, foi mal.

2 � Design n�o � Tetris

Quer dizer, pra ficar mais claro, vamos falar do designer, o profissional. Designer n�o � jogador de Tetris corporativo, ou mais vulgarmente falando, manobrista de pixel. O designer tem (ou deveria ter) o dom�nio sobre a sua especialidade, assim como o m�dico tem sobre consultar pacientes e receitar o tratamento ideal. O dom�nio que digo aqui � relativo, uma vez que lidar com �coisas visuais� n�o s�o como somar 1 +1. Claro que a �rea envolve muita conversa, opini�es e bom senso.
N�o tem nada de novo neste t�pico mas vale lembrar que se a marca � para uma empresa de fraldas de beb�, ele n�o deve fazer a marca com degrad� rosa pro azul porque o cliente pediu.  A conversa entre cliente e designer existe para que sejam trocadas informa��es �teis ao projeto, para que o designer estude bem o mercado em quest�o, n�o para que o cliente diga sobre qual pe�a a pr�xima pecinha do Tetris deve ser encaixada. Isso vale tamb�m para destacar 2 coisas:

a) O designer n�o � o Rei do Universo

Se ele n�o conversa com o cliente deixa de ver coisas que o cliente pode ver e ajudar a entender melhor. Afinal se voc� � um designer significa que voc� n�o � especialista nas fraldas de beb�, por exemplo. O dono da empresa de fraldas provavelmente saca mais de fraldas do que voc�.

b) O cliente n�o � o Rei do Universo

Se ele acha que est� contratando um designer para fazer no Photoshop aquilo que ele imaginou no Power Point, tem algo errado na hist�ria. Quando um cliente contrata um profissional para fazer um site por exemplo, esta express�o est� errada. O certo � contratar para projetar um site. E ele deve ter consci�ncia disso. Ou voc� deve ter e saber passar isso pra ele. Assim como ele entende muito bem de fraldas, voc� entende muito bem de usabilidade.
O �ltimo conceito b�sico que serve para lembrar que quem desenha e vive disso � ilustrador, que ilustra ( que tamb�m n�o � l� o mesmo de desenhar�) de acordo com o pedido que ele recebe. Claro que existem designers ilustradores e vice-versa.
Existem milh�es de vertentes do design que infelizmente no Brasil ainda parecem ser pouco divulgadas. Se a sua tia souber o que � Design ela cl j� merece um abra�o. Se ela souber e te perguntar em qual ramo do design voc� trabalha voc� pode indicar a sua tia pra uma ag�ncia que ela leva jeito.
S� pra dar uma repassada, existe a �rea de Motion Graphics, Design de Porduto, Design Gr�fico (considero aqui a �rea de �impressos�), User Experience , Arquitetura de Informa��o, Interaction Design (nesta �rea incluo o popularizado �web design�) e algumas outras especialidades que devo estar me esquecendo.
Bom, � isso, um post de conceitos b�sicos sobre o que n�o � design.
E para os mais avan�ados, um texto antigo mas sempre valioso do Zeh Fernando."

Lembrando que o texto foi retirado do site CuteDrop.
http://www.cutedrop.com.br/2009/07/o-que-nao-e-design/

Ent�o meninas, gostaram do texto? � sempre importante voc�s se informarem e n�o simplesmente ignorar e aceitar o que est�o dizendo. Como exibo no meu perfil curso Design na Universidade Federal da Para�ba e sim posso me considerar uma futura designer, j� que estou me formando para isso. E para quem quiser ser um designer, exitem na minha cidade v�rios cursos da �rea (e claro em todo  Brasil tamb�m). Voc�s podem encontrar cursos no IFPB (Design de Interiores e Gr�fico), existe tamb�m nas faculdades particulares como UNIP�, entre outras e na UFPB o curso de design no qual fa�o parte. 
Um conselho? Questionem quando ouvirem esta palavra ou quando algu�m se intitular de designer, pergunte se eles realmente estudaram, tiveram uma base ou se formaram na �rea. Mais uma vez repito, n�o estou aqui para desmerecer o trabalho de ningu�m. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário