quinta-feira, 12 de julho de 2012

A origem dos desfiles de moda

   
Ao longo de toda hist�ria da moda, a exibi��o dos modelos e cole��es ultrapassaram os limites das vitrines das lojas em seus manequins unindo arte, marketing e originalidade atrav�s dos desfiles de moda. Segundo o dicion�rio Aur�lio, "desfilar" significa "ostentar com alarde, exibir." Essa defini��o se resume ao ato de desfilar, onde estilistas, grifes e maisons apresentam suas cole��es com o intuito de seduzir o p�blico de modo que eles comprem o produto oferecido. 
    Tudo iniciou na Fran�a no s�culo XIX, com as cole��es lan�adas nas quatro esta��es do ano. Com a industrializa��o e o enriquecimento dos estados-na��es, os burgueses e a monarquia tinham uma vida luxuosa, onde nadavam em rios de dinheiro, e uma das formas de exibir seu status social era atrav�s de seus bens, especificamente em suas roupas, que serviam para diferenciar as classes sociais, despertando assim, inveja e admira��o.
   Foi ai que o costureiro ingl�s Charles Frederick Worth percebeu que se criasse quatro cole��es para cada esta��o, sua clientela compraria mais visto que, a import�ncia do status social era mais significante. Ele passou a lan�ar suas cole��es por ano a partir de 1858 atuando como profissional da alta costura para a elite da �poca. Para que suas clientes visualizassem sua cole��o, ele come�ou a recorrer a modelos que desfilavam suas pe�as. Sem d�vidas Worth revolucionou o mundo da moda, sendo um dos primeiros a perceber que a moda n�o vende apenas roupas, mas tamb�m cria uma imagem da marca e claro a atender os anseios da clientela. 
    A partir do s�culo XX o mercado pr�t-�-porter seguindo o mesmo caminho, come�ou a promover os seus primeiros desfiles de moda, utilizava mulheres como manequins vivos, que substitu�am as manequins das vitrines. Alguns estilistas contratavam modelos para exibir suas cria��es em eventos sociais ou em eventos de moda, como fizeram a Coco Chanel e Paul Poiret.
  Contudo, os desfiles de moda cada vez mais se desenvolveram e se desenvolvem at� hoje, inserimos a m�sica, temas, ambienta��o, o que ser� que mais nos espera para o futuro da moda?

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